Fibromialgia

Tratamento de Fibromialgia com Acupuntura

A acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que está cada vez mais sendo utilizada com o tratamento da fibromialgia para amenizar os sintomas causados por ela . Nos dias de hoje há vários estudos que mostram que a acupuntura tem muitos efeitos benéficos com tratamento da fibromialgia e que esse estímulo através das agulhas pode produzir mudanças complexas no cérebro e no corpo, equilibrando as funções das fibras nervosas que, em seguida, enviam sinais para o cérebro e a medula espinhal para liberar certos hormônios que bloqueiam a dor fazendo o paciente se sentir melhor.

Um estudo utilizando imagens do cérebro mostrou que a acupuntura ajuda a aliviar e eliminar a dor em longo prazo de um paciente com fibromialgia. Um experimento britânico usando magnetoencefalografia (MEG) que analisa as atividades do cérebro mostrou que a acupuntura realmente pode desativar parte da matriz de dor do seu cérebro.
Fibromialgia.

Tratamento de Fibromialgia com Medicina Chinesa

A fibromialgia segundo a Medicina Tradicional Chinesa é uma doença que não é causada por um agente específico, mas sim por um conjunto de sintomas emocionais consideradas como “dores da alma”, por isso as mulheres são muito mais propensas a ter fibromialgia do que os homens por serem mais sensíveis às emoções, do que racionais. Como o nosso cérebro é muito complexo nunca saberemos quando ele vai estimular as “dores da alma” ocasionando sintomas que seriam as dores profundas e irradiantes para o corpo todo, geralmente acentuadas em tempos frios e úmidos.

Sintomas da Fibromialgia

A Fibromialgia significa “dor da fibra muscular”, sendo considerado um desequilíbrio do Baço, Coração e Fígado sendo o sintoma mais característico é um alto nível de dor no tecido muscular. Outros sintomas da Fibromialgia que são comuns é o cansaço ou fadiga extrema, insônia ou distúrbio do sono, e os músculos muito duros ao acordar pela manhã. Além destes principais sintomas, os pacientes com fibromialgia também podem ter depressão, ansiedade, síndrome do pânico, dores de cabeça e síndrome do intestino irritável.
Terapias e exercícios para Fibromialgia

O tratamento natural da fibromialgia utilizado as técnicas da medicina tradicional chinesa depende muito da disciplina do paciente, alem das terapias aplicadas é interessante o paciente ter uma vida com programas de exercícios regularmente, exercícios como tai chi ou yoga podem potencializar seus resultados e promover seu equilíbrio e saúde.

As terapias da medicina tradiciona chinesa para Fibromialgia são:

Acupuntura | moxabustão | auriculoterapia | fitoterapia | dietoterapia | florais de Bach