Terapias Complementares

Rancho do Tio Mário – Tratamentos Terapêuticos

Um pouco sobre a terapia complementar e como ela pode te ajudar:

Terapias complementares ou medicina alternativa são tratamentos que enfocam o indivíduo de forma global, ou seja, físico, mental, emocional, espiritual e o meio ambiente, nada é analisado separadamente. O corpo é um organismo interligado e, portanto, não pode ser subdividido em partes independentes.

ACUPUNTURA
Uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Sua base filosófica indica que esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo. Estimulando esses pondo o próprio corpo tenta se reequilibrar, trazendo mais saúde e bem estar.

AROMATERAPIA
Utiliza óleos essenciais de folhas, flores ou madeira para amenizar sintomas e melhorar o bem-estar. Os óleos podem ser inalados, queimados ou espalhados pelo corpo. Atua em nosso sistema límbico e tem sido muito eficaz no combate a transtornos emocionais.

CROMOTERAPIA
Baseia-se na ideia de que as cores (padrões de pulsação) têm efeito curativo abrangente. Os tratamentos envolvem alimentação, modo de se vestir, relação com o ambiente, além da visualização de cores para efeito terapêutico.

FLORAIS
São essências florais diluídas em conhaque. Os mais conhecidos, os florais de Bach, foram preparados pelo médico inglês Edward Bach, no final do século 19, e são indicados de acordo com a personalidade de cada paciente, prometendo curar diversas doenças.

FITOTERAPIA
Consiste na manipulação de plantas e ervas para a cura de doenças e redução dos sintomas. Prega que as plantas devem ser consumidas integralmente e não combinadas a substâncias químicas que realçam o efeito do princípio ativo, como na medicina ortodoxa.

SHIATSU
Técnica que consiste em trabalhar o corpo com pressão com os dedos sobre os canais energéticos do corpo.
O principal objetivo do Shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

REFLEXOLOGIA PODAL
A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.
A Reflexologia dos Pés tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés.

É utilizada também para re-equilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

REIKI
Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados.
O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito, criando muitos efeitos benéficos que incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar.